quarta-feira, 30 de abril de 2008
terça-feira, 29 de abril de 2008
Aula do dia 28/04/08
Em seguida, foram explanadas as principais características de uma crônica.
E por fim, foi pedido que cada aluno fizesse uma crônica.
Minha Crônica:
Tanto se fala que o "feliz para sempre" é ter uma pessoa ao se lado, ou seja, estar apaixonado. Porém, a grande maioria dos divórcios acontece devido a problemas financeiros, então investir no futuro é investir seu tempo para ganhar dinheiro. Perseguindo esse objetivo, existem pessoas que estudam muito, trabalham muito ou investem muito. Alguns até tentam, mas poucos conseguem, ganhar dinheiro fazendo aquilo que gostam. Independente da maneira, a grande maioria investe seu tempo tentando ganhar dinheiro, em detrimento do amor e da saúde. Pois dinheiro não traz felicidade: manda buscar.
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Aula do dia 23/04/08
Também foi aberto um espaço para tira dúvidas e fazer comentários sobre a prova.
segunda-feira, 21 de abril de 2008
quarta-feira, 16 de abril de 2008
terça-feira, 15 de abril de 2008
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Aula do dia 09/04/08
Não vou dar mais detalhes do debate porque em breve (após a correção do professor) estarei postando a minha resenha sobre o livro citado acima, e vou guardar todas as informações para colocar na resenha.
Na próxima aula (14/04/08) está marcado a entrega da resenha do livro citado acima e a primeira avaliação da disciplina Português Instrumental desse semestre.
segunda-feira, 7 de abril de 2008
Aula do dia 07/04/08
- 09/04 - Debate sobre o livro "Técnicas de Comunicação Escrita"
- 14/04 - Primeira Avaliação + entrega da resenha do livro acima
Tópicos da prova:
- Concepções de língua, sujeito e texto
- Variação linguística
- Resumo
- Capítulos 3,4 e 5 do livro "Como se faz um texto"
Durante a aula foi trabalhado o capítulo 4 do livro "Como se faz um texto" de Antonio Carlos Xavier, nas próximas linhas vou resumir alguns assuntos discutidos em sala.
Coesão pode ser definida como um sistema de amarração textual, que têm como finalidade dar mais expressividade às idéias do autor e possibilitar uma maior compreensão por parte do leitor. Existem dois tipos de coesão, a referencial e a sequencial, por enquanto só abordamos o primeiro tipo, que é o que vou aprofundar um pouco mais agora:
Coesão Referencial relaciona dois termos entre si, por exemplo: A tecnologia avança extremamente rápido. Ela é indispensável à vida de todos. (Os dois termos em negrito estão relacionados entre si)
Há outras maneiras e fazer a coesão referencial, como as que são feitas através do uso de:
- Artigos
- Numerais
- Pronomes
- Advérbios
- Expressões Adverbiais
- Expressões Nominais
- Nominalizações
- Sinônimos
- Hiperônimos
- Nomes Genéricos
Em sala de aula foram trabalhados exemplos que abordaram a particularidade de cada caso citado acima.
Após explanado o assunto teórico, praticamos resolvendo os exercícios das páginas 61 e 62.
Durante a aula também foram lidos textos que se encontravam no livro e foi ressaltado a importância da leitura de forma impositiva como diferencial no mercado de trabalho.
Também foi abordado o tema da não existência de sinônimos perfeitos, pois cada palavra possui uma história única e uma vez que tal palavra é citada, é retomado toda a história de quando e como cada pessoa aprendeu essa palavra. Foi dada a dica dos dicionários de idéias afins, que trazem uma lista de sinônimos para várias palavras.
Foi pedido para que em casa, fosse resolvidos as questões 1 a 10 das páginas 59, 60 e 61. E foi avisado que na próxima aula, após o breve debate sobre o livro "Técnicas de Comunicação Escrita" iríamos trabalhar o capítulo 5 do livro "Como se faz um texto".
domingo, 6 de abril de 2008
Aula do dia 02/04/08
Porém, sabe-se que em sala foram trabalhados os asssuntos "resenha" e "sinopse".